quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O USO DO VÉU



                                     por Anontello da Messina, 1476 


Por 2.000 anos, as mulheres católicas têm velado-se antes de entrar em uma igreja ou em qualquer momento que eles estão na presença do Santíssimo Sacramento (por exemplo, durante chamadas de doentes ). Ele foi escrito em 1917 o Código de Direito Canônico, cân 1262, que as mulheres devem cobrir a cabeça - "especialmente quando se aproximam da mesa sagrada" ("mulieres Autem, Capite cooperto et modeste vestitae, maxime cum ad mensam dominicam accedunt") - mas durante o Concílio Vaticano II, Bugnini (o maçom mesmo que desenhou o Novus Ordo Massa) foi questionado por jornalistas se as mulheres ainda teria que cobrir a cabeça. Sua resposta, talvez inocentemente, foi que a questão não estava sendo discutido. Os jornalistas (como jornalistas estão acostumados a fazer com o ensinamento da Igreja) levou sua resposta como um "não", e imprimiu sua desinformação em jornais de todo o mundo. 1 Desde então, muitos, se não a maioria, mulheres católicas perderam a tradição. Depois de tantos anos de muitas mulheres esquecem ou positivamente repudiando o véu, clérigos, não querer ser de confronto ou chateado feministas radicais, fingiu o problema não existia. Quando o Código de Direito Canônico de 1983 foi produzido, o uso do véu simplesmente não foi mencionado (não revogada, você mente, mas simplesmente não é mencionado). No entanto, 20-21 Cânones do Código de Direito Canônico de 1983 deixam claro que o Direito Canônico depois revoga anterior Direito Canônico apenas quando isso se torna explícito e que, em caso de dúvida, a revogação da lei anterior é não de ser presumido; bastante o oposto:

Canon 20 A lei posterior ab-roga ou derroga uma lei anterior, se expressamente os Estados, ou se é diretamente contrária à lei, ou se reordena integralmente todo o assunto da lei anterior. Uma lei universal, no entanto, não derroga um particular ou de uma lei especial, a não ser que a lei prevê expressamente de outra forma .Canon 21 Em caso de dúvida, a revogação de uma lei anterior é não presumida, mas sim, mais tarde, as leis são para ser relacionado anteriormente uns e, na medida do possível, harmonizados com eles.

Cânones 27 e 28 de adicionar ao argumento:

Canon 27 costume é o melhor intérprete das leis. Canon 28 Sem prejuízo das disposições da lata. 5, um costume, seja contrária ou além da lei, é revogada por um costume contrário ou lei. Mas a menos que a lei faz menção expressa deles, que não revoga costumes centenários ou imemoriais , nem uma lei universal revogar costumes particulares. 2


Véu cristão é um assunto muito sério, que diz respeito a um de dois milênios de tradição da Igreja - que remonta à tradição do Antigo Testamento e Novo Testamento admoestações. São Paulo escreveu.

1 Coríntios 11:1-17:
Seja imitadores de mim, como também eu sou de Cristo. E louvo-vos, irmãos, que em todas as coisas te lembres de mim e manter os meus juízos, como eu ter entregue a você. Mas eu gostaria que você soubesse que a cabeça de todo homem é Cristo: eo cabeça da mulher é o homem, eo cabeça de Cristo é Deus. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta disgraceth sua cabeça. Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça coberta não disgraceth a cabeça, porque é coisa como se estivesse rapada. Porque, se uma mulher não se cobre, deixá-la ser tosquiado. Mas, se é uma vergonha para uma mulher ser tosquiada ou tornou calva, deixe-a cobrir-lhe a cabeça. O homem, na verdade, não deve cobrir sua cabeça: porque ele é a imagem e glória de Deus. Mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem [cf Gn 2-3]. Para o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.Portanto, a mulher deve ter um poder sobre a cabeça, por causa dos anjos. Mas ainda não é o homem sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.Porque, como a mulher provém do homem, assim também é o homem pela mulher, mas tudo vem de Deus. Você mesmo juiz. Porventura se tornar a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que um homem, na verdade, se ele nutrir o cabelo, é uma vergonha a ele? Mas se uma mulher nutrir os cabelos, é uma glória para ela, pois seu cabelo é dado a ela por uma cobertura. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem a Igreja de Deus [isto é, se alguém quiser reclamar sobre isso, não temos outra maneira de fazer as coisas, esta é a nossa prática; todas as igrejas acreditam que o mesma maneira]. Agora, isso eu ordeno: não elogia, que se reúnem, não para melhor, mas para pior.

Segundo São Paulo, véu nós mulheres nos como um sinal de que a Sua glória, não a nossa, deve ser o foco no culto, e como um sinal de nossa submissão à autoridade. É um sinal externo de nossa liderança reconhecimento, tanto de Deus e nossos maridos (ou pais, como seja o caso), e um sinal de nosso respeito pela presença dos Anjos Santo na Divina Liturgia. Em velamento, que refletem a ordem divina invisível e torná-lo visível. Este São Paulo apresenta claramente como uma instituição, que é a prática de todas as igrejas.Algumas mulheres, influenciadas pelos pensamentos de "cristãos" feministas, acredito que São Paulo estava falando como um homem de seu tempo, e que esta portaria não se aplica mais. Eles usam os mesmos argumentos que ativistas homossexuais fazem na tentativa de provar o seu caso. Nesta citação, homossexual Rollan McCleary, que acredita que Jesus era "gay", tenta mostrar que admoestações de Paulo contra o homossexualismo foram culturalmente condicionado:

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreve sobre "os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro que era devido" (Romanos 1:27). Questionado sobre estes textos, McCleary disse referências nas Escrituras à homossexualidade foram mal interpretadas ou fora de contexto. "Naqueles dias, eles não têm tipo de conceito de homossexualidade como uma identidade tal como a temos ", argumentou. "Ela tem muito mais a ver com outros fatores na sociedade ... a homossexualidade foi associada com práticas idólatras." No caso dos escritos de Paulo, ele continuou, "que todo mundo concorda com São Paulo sobre a escravidão [ou] em mulheres usando chapéus ? Não existe tal coisa como contexto histórico ".

É claro que nós católicos concordam com São Paulo sobre a escravidão (São Paulo não estava falando sobre a escravidão, por sinal), e sobre o uso do véu, e em tudo o mais! Por favor! Mas o liberal acima faz um ponto: se os cristãos querem rejeitar o uso do véu, por que não rejeitar as outras coisas que São Paulo tem a dizer? A mulher católica tradicional tem o retorno ágil ao homossexual desafiador: "nós fazer véu nós mesmos e não discordar com São Paulo! " Mas o que é que as mulheres perna descoberto tem que ficar ligado? E que outras admoestações bíblicas podem ignorar por um capricho -, e porque de seguir o mau exemplo de uma geração de tolos ou enganado mulheres católicas que desconsideraram-los Agora, peço aos meus leitores a reler a passagem bíblica sobre o uso do véu e nota bem que São Paulo foi nunca intimidado sobre a quebra de tabus desnecessários. Foi ele que enfatizou repetidamente que a circuncisão ea lei mosaica inteira não eram necessárias - e este, enquanto ele falava aos cristãos hebreus! Não, a tradição e ordenança do véu não é uma questão de Paulo sendo influenciado por sua cultura;. Que é um símbolo que é tão relevante quanto batina do padre e do hábito da freiraNote, também, que Paulo não é de forma sendo "misógino "aqui. Ele nos assegura que, enquanto a mulher é feita para a glória do homem, mesmo quando o homem é feito para a glória de Deus ", mas nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como o mulher é de que o homem, assim também é o homem por uma mulher, mas tudo vem de Deus ". Homens precisam de mulheres, as mulheres precisam de homens. Mas nós temos papéis diferentes, cada um iguais em dignidade - e tudo para a glória de Deus (e, claro, estamos a tratar-se absolutamente igualmente na ordem da caridade!) O véu é um sinal de nossa reconhecendo estes. diferenças nos papéis. véu, também, é um sinal de modéstia e castidade. Nos tempos do Antigo Testamento, descobrir a cabeça de uma mulher foi vista como uma forma de humilhar uma mulher ou para punir adultresses e aquelas mulheres que transgrediram a lei (por exemplo, Números 5:12-18, Isaías 3:16-17, Cantares de Salomão 5:7). Uma mulher hebraica não teria sonhado em entrar no Templo (ou mais tarde, a sinagoga) sem cobrir a cabeça. Esta prática é simplesmente realizado pela Igreja (como é também por cristãos ortodoxos e até mesmo por "ortodoxo" mulheres da religião pós-Templo judaico hoje).

O que é Velado é um navio Santo


Observe o que Paulo diz: "Mas se uma mulher nutrir os cabelos, é uma glória para ela, pois seu cabelo é dado em lugar de véu." Nós não véu nos porque de algum sentido "primordial" da vergonha femine, estamos cobrindo a nossa glória para que Ele seja glorificado em seu lugar. Nós cobrimos a nós mesmos porque somos santos - e porque a beleza feminina é incrivelmente poderoso. Se você não acredita em mim, pense em como a imagem da "mulher" é usado para vender tudo, desde xampu para carros usados. Nós, mulheres, precisamos entender o poder do feminino e agir em conformidade, seguindo as regras de vestuário modesto, incluindo o uso do véu. Ao entregar a nossa glória para a liderança de nossos maridos e para Deus, nos entregamos a eles da mesma forma que a Santíssima Virgem entregou-se ao Espírito Santo ("Faça-se em mim segundo a Tua vontade!"), o véu é um sinal tão poderoso - e belo - como quando um homem se inclina sobre um joelho para pedir sua namorada . casar com ele Agora, pense o que mais foi velado no Antigo Testamento - o Santo dos Santos!


Hebreus 9:1-8
O primeiro [Antiga Aliança] de fato tinha também justificativas de culto divino e um santuário. Para lá foi uma tenda do primeiro, em que foram os castiçais e os tabela e a fixação diante dos pães, o que é chamado de Santo. E depois do segundo véu, o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos : Ter um incensário de ouro e a arca da aliança, coberta sobre em cada parte com ouro, em que estava um vaso de ouro que continha o maná ea vara de Arão, que tinha florescido e as tábuas do testamento. E sobre ele estavam os querubins da glória, que cobriam o propiciatório: de que não é necessário falar agora particularmente. Agora, essas coisas sendo assim ordenado, no primeiro tabernáculo, os sacerdotes de fato sempre entrou, realizando os escritórios de sacrifícios. Mas, no segundo, só o sumo sacerdote , uma vez por ano: não sem sangue, que ele oferece para o seu próprio eo ignorância das pessoas: O Espírito Santo significa o seguinte: que o caminho para o Santos ainda não se manifestou, enquanto o tabernáculo primeira foi ainda em pé.

... O Arca da Antiga Aliança foi mantido no velada Santo dos Santos. E na missa, que é mantido velado até o Ofertório? O Cálice - o navio que contém o sangue precioso! E, entre massas, o que é velado ? O Cibório no Tabernáculo, o navio que detém o próprio Corpo de Cristo. Estas embarcações de vida são velados, porque eles são santos! E que é velado? Quem é a Toda Santa, a Arca da Nova Aliança, o Vaso da Verdadeira Vida? Nossa Senhora - e por usar o véu, nós imitá-la e afirmar-nos como mulheres, como vasos de vida. Este ato superficialmente pequeno é: tão rica de simbolismo: de submissão à autoridade; de ​​entrega a Deus; da imitação de Nossa Senhora como uma mulher que pronunciou o seu "fiat"; de cobrir a nossa glória para Sua glória; do pudor; de castidade, dos nossos navios, sendo da vida, como o cálice, o cibório e, mais especialmente, de Nossa Senhora; 
uma portaria Apostólica - com profundas raízes no Antigo Testamento - e, portanto, uma questão de tradição intrínseca; a forma como as mulheres católicas têm adorado por dois milênios (ou seja, mesmo que não fosse uma questão de Sagrada Tradição, no sentido intrínseco, é, pelo menos, uma questão de tradição eclesiástica, que também deve ser acolhida). É a nossa herança, uma parte da cultura católica; pragmático: ele deixa um livre para se preocupar menos com "dia de cabelo ruim"; 
e para os rebeldes lá fora, é contra-cultural hoje em dia, você tem que admitir! 

A pergunta que eu gostaria de responder é: "Por que uma mulher católica não quer véu si mesma? "

Opções de véu para mulheres e meninas

Existem várias opções aqui para as mulheres: 
as mantilhas de renda clássicos católicos 
rendas tampas capela (este é para as meninas) 
oblongo gaze ou algodão lenços usados ​​na cabeça e mais um ou ambos os ombros, ou amarrado de várias maneiras (ver nesta página para obter informações sobre várias maneiras de amarrar o lenço tipo headcoverings (offsite, vai abrir em nova janela do navegador) 
de tamanho padrão quadrados lenços de chiffon ou algodão dobrado em um triângulo e desgastado amarrado sob o queixo no estilo Jackie-O ou amarrado atrás da cabeça, no estilo camponês, etc 
grandes lenços quadrados usados ​​"babushka" estilo (grande dobra 36 "lenço quadrado em um triângulo e coloque por cima da cabeça com a" cauda lado "pendurada nas costas. Então, voltar o pointy termina atrás da cabeça e gravata em uma curva ou fazer uma nó sobre a "cauda") 
xales usados ​​sobre a cabeça 
chapéus elegantes, mas simples (cloches, toques, boinas, "Lady Diana" chapéus, etc) 

Tradicionalmente, as mulheres solteiras usam headcoverings branco ou marfim, e as mulheres casadas ou viúvas vestem de preto, mas isso não é uma regra dura e rápida, e é muitas vezes ignorado. 

Encontrar ou fazer coberturas de cabeça

Lugares para comprar headcoverings (links abrirão em nova janela do navegador):  
Rosa Mística mantilhas clássicos. 
Véus por Lily mantilhas clássicos em várias cores, estilos e comprimentos 
Imaculada Coração mantilhas mantilhas de renda clássicos, véus capela, etc 
Mundial lenço Sim, lenços mais! 
Mundo modestos vários tipos de lenços 

Você também pode comprar lenços muito baratas para tingir de qualquer cor aqui: Cachecóis undyed (vai abrir em nova janela do navegador). Certifique-se de lavar separadamente; cores podem sangrar! Idéia: bordas. Bordar (toda a volta, ou apenas as bordas curtas) para algo exclusivo para você Pode ser uma boa idéia ter uma cobertura para a cabeça extra ou dois para as mulheres os hóspedes que podem acompanhá-lo à missa "tridentina", mas que são novos para Tradição (os homens devem lembrar isto, também, se convidar uma mulher à missa pode ser embaraçoso para ela se ela é a única que não é velado, e há a chance de que em algumas capelas ou paróquias, ela poderia ser recusada a Eucaristia As apostas mais seguras, eu estou supondo, são os véus mais rendadas ou lenços oblongo;. muitas mulheres que conheço acreditam que eles parecem bobos nos véus curtos ou bonés E, ei, não se esqueça de. dizer a ela quão bonita ela parece <wink>!). É sempre uma boa idéia, também, para manter um véu ou lenço em sua bolsa e / ou porta-luvas de modo que você pode executar em uma igreja qualquer momento para a oração. Irmãs, vós véu , mesmo se você está visitando um Novus Ordo freguesia e é a única mulher a fazê-lo.Seja fiel à Tradição, a Escritura, a seu próprio desejo de submeter a Deus. Não tenha medo ... E amorosamente encorajar outras mulheres a fazer o mesmo, ensinando-lhes o véu significa. Pedi católicos, tanto do sexo masculino e feminino, a partir de vários católicos e-mail listas eu sou sobre o que eles pensam de véu. Quer ler seus pensamentos ?


Footnote2:

1 Ver este arquivo pdf do artigo AP original no Los Angeles Times.

2 Uma espécie semelhante de situação pode ser vista em relação ao direito canônico e Maçonaria. Os cânones relevantes, primeiro do Código de Direito Canônico 1917, minha ênfase:


Pode 2335. Nomen dantes sectae massonicae aliisve eiusdem generis associationibus quae contra Ecclesiam vel legitimas civiles potestates machinantur, contrahunt ipso facto excommunicationem Sedi Apostolicae simpliciter reservatam. (Aqueles que se juntam a uma seita maçónica , ou outras sociedades do mesmo tipo trama, contra a Igreja ou contra a autoridade civil legítima, incorre em excomunhão "). e do Código de 1983, que omite menção da Maçonaria em si:


Can. 1374 Uma pessoa que se junta a uma associação que conspira contra a Igreja, seja punido com justa pena, no entanto, uma pessoa que promove ou dirige uma associação deste tipo é para ser punido com uma interdição.

Porque o novo Código de Direito Canônico caiu menção da Maçonaria, muitas pessoas, incluindo clérigos, assumiu que era agora bem para os católicos a se tornar maçons. Para esclarecer a confusão, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé emitiu uma declaração que pode ser encontrada no site do Vaticano aqui . O texto relevante lê, minha ênfase:


Ele foi perguntado se houve alguma mudança na decisão da Igreja em relação a associações maçônicas desde o novo Código de Direito Canônico não os menciona expressamente, ao contrário do código anterior . Esta congregação sagrada está em uma posição para responder que tal circunstância é devido a um critério editorial que foi seguido também no caso de outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas. Portanto, juízo negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas r emains inalterada pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis ​​com a doutrina da Igreja e, portanto, a inscrição nelas permanece proibida. Os fiéis, que se inscrever em associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem receber a Sagrada Comunhão. "





SALVE MARIA, ESPELHO DAS VIRGENS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário