sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bendita sois Vós entre as mulheres!


Felipe Aquino [33] nos ensina que, "Maria é a filha predileta de Deus, diz o  Concílio Vaticano II 'aquela que na Santa Igreja ocupa o lugar mais alto depois  de Cristo e o mais perto de nós'.(LG, n.54). O mesmo Concílio afirma que 'por  graça de Deus exaltada depois do Filho acima de todos os anjos e homens,  como Mãe Santíssima de Deus, Maria esteve presentes nos mistérios de Cristo  e é merecidamente honrada com culto especial pela Igreja."
 S. João Crisóstomo, citado por Felipe Aquino, [34] nos ensina: "Deus escolheu  Maria para Sua Mãe na terra, porque aqui não achou virgem mais santa e  perfeita que ela, nem lugar mais digno para Sua morada  do que seu  sacrossanto seio."
São Luís Maria Grignion de Montfort [35] nos ensina: "Deus-Pai só deu ao mundo  seu Unigênito por Maria. Suspiraram os patriarcas, e pedidos insistentes  fizeram os profetas e os santos da lei antiga, durante quatro milênios, mas só  Maria o mereceu, e alcançou graça diante de Deus, pela força de suas orações  e pela sublimidade de suas virtudes. Porque o mundo era indigno, diz Santo  Agostinho, de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, ele o deu  a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dela."
S. Bernardo e S.Antônio, [36] citados por Felipe Aquino, afirmam que, "para ser  eleita e destinada à dignidade de Mãe de Deus, devia a Santíssima Virgem  possuir uma perfeição tão grande e consumada que nela excedesse todas as  outras criaturas.


Maria é bendita entre todas as mulheres. 

No Catecismo da Igreja católica está  escrito:

64. As mulheres santas como Sara, Rebeca, Raquel, Míriam, Débora, Ana,  Judite e Ester conservaram viva a esperança da salvação de Israel. Maria é  a imagem puríssima desta esperança.

Maria é Bendita entre todas as mulheres! Maria é a preferida de Deus! Maria foi  a escolhida  para realizar o plano de salvação através da sua humildade,  virgindade e plenitude da graça. Maria mereceu ser elevada por Deus, segundo as amáveis palavras do anjo Gabriel: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.” (Lc 1, 30).

Em Maria tudo é belo e puro. Toda a sua essência é perfeita, pois foi criada imaculada. Permaneceu perfeita por toda a vida e foi elevada ao céu na Assunção. Em Maria tudo deve ser exaltado. É modelo de virtudes para todos. 

Santo Tomás de Aquino [37] nos ensina que: "A Virgem realizou também as obras  de todas as virtudes, dentre tantas. Este foi humilde, aquele foi casto, aquele  outro, misericordioso, por isto são apresentados como modelo para esta ou  aquela determinada virtude; como, por exemplo, se apresenta São Nicolau,  como modelo de misericórdia. Mas a Bem-aventurada Virgem é o modelo e o exemplo de todas as virtudes. Nela achareis o modelo da humildade. Escutai suas palavras: (Lc 1, 38) Eis a escrava do Senhor. E mais(Lc 1, 48): O Senhor olhou para a humildade de sua serva. Ela é também o modelo da castidade: ela 
mesma confessa que não conheceu homem(cf. Lc 1, 43). Como é fácil constatar, Maria é o modelo de todas as virtudes."

  O nome de Maria é Bendito entre todas as gerações e deve ser proclamado  para pedir a Sua poderosa Intercessão junto a seu Filho Jesus. Quando rezamos a Ave-Maria estamos sempre confiando na força do seu majestoso nome que é ouvido com grande alegria pelo Seu Filho Jesus. Toda vez que repetimos o nome de Maria com Amor e Devoção  estamos alegrando o Sagrado Coração de Jesus. Por isso, o nome de Maria deve ser venerado com zelo e carinho.

O Catecismo da Igreja Católica diz:

2162. O segundo mandamento proíbe o uso inconveniente do nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de modo injurioso.

Assim, devemos ser filhos zelosos de Maria que amam e veneram seu  Imaculado nome e a proclamam Bem-Aventurada entre todas as gerações. Maria cumpriu em sua vida todas as Bem-Aventuranças com perfeição e, por isso, deve ser Bendita entre todas as Gerações. 

1.Maria tem um coração de pobre

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!  (Mt 5, 3)Maria é esposa de José, um humilde carpinteiro. (Mt 13,55) Maria permitiu que Jesus seguisse a profissão humilde do  pai e trabalhasse de carpinteiro.  (Mc 6,3) Aceitou que Seu Filho nascesse num lugar mais pobre, num presépio em Belém. (Lucas 2, 7) Maria ouviu com atenção as palavras dos humildes pastores, que cuidavam do rebanho, e se alegraram ao saber do nascimento de Jesus. Maria, tem um coração que é manso e humilde e por isso, guardou as palavras dos  pastores no coração. (Lc 2, 18-19) Maria, em sua gravidez, subiu a uma região montanhosa para visitar sua prima Isabel e servir por três meses nos serviços domésticos, para ajudar a prima que estava grávida de João Batista.(Lc 1, 39) Andou o caminho de um dia, a procura de Jesus entre os parentes e conhecidos; e não encontrando fez o caminho de volta a Jerusalém e foi encontrar Jesus ensinando no templo, aos doutores da lei, três dias depois. (Lc 2, 42-52)

2.Maria se comove com os sofrimentos das pessoas

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! (Mt 5, 4) Maria percebeu que sua prima Isabel,  estava grávida, e precisando de ajuda (afinal, tinha idade mais avançada), e por isso, foi até a sua casa, numa região montanhosa, se colocando a serviço. O consolo da Virgem Maria é perceber que ao som de sua voz, o menino João Batista,  estremeceu de alegria no ventre de sua prima, e assim, Isabel ficou cheia do Espírito Santo (Lc 1, 39-56) Maria se comoveu com o sofrimento de seu Filho Jesus, e esteve presente, o tempo todo, bem  perto dele na cruz, ao lado do discípulo João. Enquanto Jesus sofria a paixão, Maria sofria junto cada dor e insulto. Maria tem compaixão com a dolorosa paixão do seu Filho. Maria permaneceu de pé junto à Jesus crucificado aceitando todo o plano de Deus para que a humanidade fosse salva. O consolo da Virgem Maria foi receber João, discípulo amado de Jesus, para cuidar dEla. (Jo 19, 25-27) Neste momento toda a humanidade foi consagrada à maternidade de Maria.

3.Maria tem um coração manso

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! (Mt 5, 5) Maria, não levantou a voz para chorar, se lamentar e defender Jesus, como fez as mulheres de Jerusalém (Lc 23, 37-31) pois, Maria sabia aceitou docilmente a vontade de Deus. Por isso, seu testemunho de vida silenciosa agradou muito a Jesus, que sempre pregou a mansidão e humildade de coração (Mt 11, 29).


4.Maria tem um coração justo

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! (Mt 5, 6) Maria,  nas Bodas de Caná, intercedeu a Jesus, para que se realizasse o primeiro milagre, pois se comoveu com a dor das pessoas; Mesmo não sendo a hora ainda de realizar este milagre, eis que Jesus, toma a decisão de atender o pedido humilde de sua Mãe Maria, pois ela agiu com humildade e obediência, dizendo aos serventes: "Fazei o que ele vos disser.” (Jo 2,5)

5.Maria tem um coração misericordioso

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! (Mt 5, 7) Maria acolheu com misericórdia tanto aos reis que vieram adorar a Jesus; (Mt 2, 1-12) quanto aos pastores que vieram louvar e glorificar Jesus. (Lc 2, 19-20) Maria agiu com misericórdia e assim, recebeu os presentes dos reis, sabendo
que eram frutos da Bondade do Pai Celeste que quis mostrar a realeza de seu amado Filho Jesus.

6.Maria tem um coração puro

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!(Mt 5, 8) Maria foi concebida sem pecado, para que a concepção do seu Filho fosse sem pecado. Maria é Imaculada desde o nascimento. Escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo. Saudemos a Maria, Cheia da Graça de Deus desde o ventre de sua mãe. Maria é tão pura que, pôde ser agraciada com o dom majestoso de ser a Mãe de Jesus. Pelo Fiat de Maria (Faça-se em mim segundo a vossa palavra  - Lc 1, 38), o Espírito Santo pôde realizar a obra da encarnação de Jesus Cristo, Filho único  de Deus, vindo ao mundo, no  ventre da Bem-Aventurada e Imaculada Virgem Maria. (Lc 1, 26-38)

7.Maria tem um coração pacífico

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!(Mt 5, 9) Maria soube silenciar quando o anjo Gabriel veio anunciar o nascimento de Jesus Cristo. (Lc 1, 26-37)  Maria guardava todas as palavras de Jesus no coração e meditava. (Lc 2, 51) Silenciava em meio  às cenas dolorosas da
Paixão de Cristo. (Jo 19, 1-27)

8.Maria tem um coração que sofre perseguições por ser justa

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! (Mt 5, 10) Maria foi perseguida por ter aceitado, cumprir a justiça por completo, e ser a Mãe de Jesus. Maria, teve que fugir para o Egito, com José e o menino Jesus, por causa da perseguição de Herodes. (Mt 2, 16-23)

9.O Imaculado Coração de Maria sofre a dor de ver seu filho caluniado e perseguido

Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. (Mt 5, 11) Maria tem o coração unido a Jesus, por isso todo o sofrimento de Jesus foi sentido pelo Imaculado Coração de Maria.  As calunias, as perseguições, o desprezo que Jesus sofreu, atingiu também o coração de Maria. A Virgem Maria ama infinitamente seu Filho Jesus e sofreu no Seu Imaculado Coração todas as dores do Seu Filho Amado. (Lc 23, 34-39)

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina:

1717. As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos.


                                                          

***
                                                       
[33] AQUINO. Felipe. A mulher do Apocalipse. 2. Ed. 1995. Edições Loyola e Canção Nova. p.43.
[34] AQUINO. Felipe. A mulher do Apocalipse. 2. Ed. 1995. Edições Loyola e Canção Nova. p.46.
[35] Montfort. São Luís de. Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem. Editora Vozes. 38. Ed.
2009.p.26.
[36] AQUINO. Felipe. A mulher do Apocalipse. 2. Ed. 1995. Edições Loyola e Canção Nova. p.46.

[37] Pai Nosso e Ave Maria - Sermões de Santo Tomás de Aquino. Editora Permanência, Rio de
Janeiro, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário